quinta-feira, 12 de outubro de 2017

SOUL'd OUT - A Alma do J-Hip Hop

Olá, como vão?

Hoje trago um post que foge do padrão do blog, mas não tanto, sobre uma banda japonesa chamada SOUL'd OUT.

Primeiro CD do grupo.
Diferente do post sobre Queen, este será um pouco mais curto. Não falarei sobre a vida pessoal dos membros do grupo e não citarei muito sobre as letras das músicas, pois essas informações só podem ser encontradas em sites Japoneses, então eu gastaria horas de meu tempo tentando traduzir de forma razoável (mesmo com ajuda de alguns contatos meus) e ficaria algo mecânico, Queen eu já conhecia há bastante tempo, então basicamente só precisei buscar ano de publicação dos Álbuns, pois até sobre os membros eu tinha um bom conhecimento. Logo, falarei mais sobre minhas experiências ouvindo o grupo.

Sem mais delongas, vamos ao post!


SOUL'd OUT é um grupo de J-Hip Hop (Como o nome diz, um hip hop originado do Japão) que teve sua origem em 1999 e encerrou-se em 2014, através de um anúncio em sua página oficial do Facebook, pois um dos membros precisava sair por motivos pessoais. O grupo foi formado de 3 membros, Diggy-MO' (Main MC), Bro.Hi (Back MC/Human Beat Box) e Shinnosuke (Trackmaster/Compositor). Após o dissolvimento do grupo, Diggy-MO' passou a seguir carreira solo integralmente (futuramente pretendo fazer um post sobre essa carreira solo dele, mas não aguardem nada).

Conheci o grupo em meados de 2015, geralmente na minha aula de informática da escola eu jogava um MUGEN de JoJo com alguns colegas da escola, e entre as BGMs do jogo, haviam algumas músicas do grupo. Escutei-as, acabei gostando e resolvi procurar algumas outras deles pelo Youtube, algo que não me arrependo, pois fiquei extremamente viciado com elas.

Mas, basicamente era só isso, escutava algumas músicas deles no telefone, mas não havia parado para pesquisar muito do grupo, com exceção de algo que falarei mais a frente.

O interesse neles veio há mais ou menos uma semana, quando estava testando o Spotify do PS4, resolvi ver se haviam músicas deles por lá e achei algumas novas não deles, mas sim do Álbum mais recente do Diggy-MO', chamado "Bewitched". Ouvi algumas músicas e já estava gostando bastante, o que me deu vontade de voltar a ouvi o grupo com frequência (o que estou a fazer neste momento), foi aí que descobri que eles não estavam mais reunidos e que o MAIN MC estava seguindo solo.

Fiquei meio chateado, mas aí pensei: "Bem, eles não lançaram mais músicas novas juntos, mas eu posso ouvir as antigas". E foi o que fiz, comecei a pesquisar e achei diversas músicas interessantes.
Interessantes é eufemismo, pois elas conseguiram fazer Yes cair pro post de terceira banda favorita do editor aqui.

Capa do Álbum Starlight Destiny.
A banda possui músicas com os mais variados ritmos e temas, além de terem possuído uma notável influência na Cultura POP japonesa, músicas do grupo foram usadas como temas de muitos animes e novelas/seriados japoneses. 

Agora vamos para as músicas:
Escolhi cinco. Não são necessariamente as 5 melhores e nem as que mais gosto, tal como a ordem não é importante. Apenas tentei selecionar as 5 melhores para iniciar-se com o grupo.


VOODOO KINGDOM possivelmente é a música mais conhecida do grupo, lançada no single GROWN KIDZ/VOODOO KINGDOM para ser tocada como encerramento no lendário filme de Phantom Blood, a primeira Parte de JoJo's (do que eu sei do filme - já que não é possível encontrá-lo em lugar algum - é a única coisa boa dele, junto do traço).

O interessante da música, é a letra: ela é feita na perspectiva do Dio, antagonista principal de PB.
Para não deixar o post muito grande, aqui vai um link com a letra da música em Ideograma, Romanji e Inglês: http://jojo.wikia.com/wiki/VOODOO_KINGDOM

Aproveitando, esse não é o único contato oficial da franquia com a banda, já que é um dos poucos grupos nacionais (japoneses) que Araki-sensei realmente é fã, o mangá contém algumas referências à banda, tal como o personagem da parte 7 (Steel Ball Run), Magenta Magenta. Da mesma forma, eles também curtem o mangá.

Magenta Magenta de JoJo.
Ele também desenhou a capa do Single Catwalk:


Indo para o primeiro álbum deles, de nome homólogo ao do grupo, SOUL'd OUT.
Mostro-lhes minha música favorita do grupo:


Livin' for Today é sensacional, possui um ritmo muito agradável, belíssimo, com vários instrumentos diferentes de fundo (pelo menos ao gênero) e o vocal não decepciona nada, pelo contrário.
Gostaria da letra em Romanji se alguém puder disponibilizar-me, pois só a tenho em Ideogramas (isso é fácil de achar). As partes em inglês já me impressionam demasiadamente.

Escutem essa, creio que não haverá arrependimento para quem curte o gênero (não agrada a todos, mas quem gosta, gosta muito!).

Antes de prosseguir a próxima, gostaria de mencionar a genialidade das capas dos Singles/Álbuns. Todas são compatíveis com o conteúdo que apresentam, apesar dos curiosos nomes.
Demonstram como o processo de ocidentalização do Japão funcionou de forma boa, sem ser anti-nacionalista e alterar a personalidade única do país, diferente do que o ocorre na Coréia do Sul, principalmente para os adeptos de K-POP (tanto como gênero musical, como visual).


Prosseguindo, a música acima é Curtain Call. Essa era minha favorita até eu ouvir Livin' for Today, mas ainda sensacional. Gosto do instrumento de sopro (ou seria metal?!) do fundo (acho que é um Sax haha). A voz do Diggy-MO' é bem única, o tom empolgado do som é legal, principalmente no refrão.



Gasoline de início é estranha, mas conforme você escuta, é possível compreender a sonoridade da música melhor. É estranho dizer, porém...ela é diferente e ao mesmo tempo não é.
Existe a essência da banda lá, mas ela foge um pouco de certos padrões de rima das outras músicas.


Para encerrar, Megalopolis Patrol! A música é incrível, bela para encerrar esse tópico. A BGM (Música de fundo) combina bastante com a letra. O Back Vocal foi bem trabalhado, achei fantástico.
Escutem por si e entendam do que estou falando.

 SHOCK YOUR CODE "MEGALOPOLIS PATROL"
直 YOUR SOUL 音響 SPECTRO
SHOCK YOUR CODE "MEGALOPOLIS PATROL"
Yo! Get a taste of S.O wave A-yo S.O space Here we go!

Bem, agradeço a quem leu até o final, mesmo para aqueles que não curtiram a banda de início, é bom experimentar coisas novas! (E novamente, quem não gostou tem mau gosto!!).

Vou indo pessoal, até a próxima, e um ótimo fim de dia das crianças e Nossa Senhora Aparecida para todos!

Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário